quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Identidade Variante

Nascido em um hospital público da Zona Sul, sempre morei na mesma casinha em Rio das Pedras, Jacarepaguá. Estudei em escola particular como bolsista na Freguesia, Jacarepaguá. Minha vida era típica de um morador de bairro de classe média-baixa. Nunca passei fome, sempre tive uma vida de regalias, dentro do possível. Mas a minha família nunca teve renda suficiente pra sair desse lugar. Aliás, nunca cogitamos isso.

Acostumei-me a morar em Rio das Pedras, a estabelecer vínculos com essas pessoas que conheço desde sempre, a aceitar as constantes faltas de energia elétrica, etc. É tudo questão de adaptação. Sou bastante feliz onde estou e não sei se sairei daqui algum dia.
Rio das Pedras
No colégio, que eu achava boa até me deparar com as escolas dos meus colegas de faculdade, sempre fui o modelo do aluno perfeito. Tanto que a comemoração foi grande quando eu consegui passar para a Universidade Federal do Rio de Janeiro. O único da turma a passar para uma universidade pública, méritos que dificilmente uso para me gabar.

A tal ponto, muita coisa mudou. Na faculdade, me relaciono com pessoas peculiares, com uma vida bem diferente. Sempre que - entre meus amigos ou familiares - falo que estou fazendo faculdade na UFRJ, vejo o espanto dos outros ou o típico “você é um gênio!”. Enquanto isso, para muitos outros colegas da Escola de Comunicação (onde curso Jornalismo), fazer faculdade é a obrigação deles como filhos. Cursar Comunicação é até pouco para os pais deles, que poderiam ter filhos médicos, advogados ou engenheiros.

Com meus amigos de Jacarepaguá, sair para boates ou até mesmo bailes funk é normal, até porque a proximidade ajuda. A forma como eles falam, como eu falo quando estou com eles, é bem diferente de mim com meus amigos “ecoínos”. Acho que, ao pegar o 354 (rumo a Botafogo), mudo de personalidade, um pouco. Nem sempre.
O famoso Castelo das Pedras
Falar sobre carteira de habilitação e dirigir, por exemplo, é um assunto da faculdade. Reclamar do forró alto do vizinho nordestino é assunto para os amigos da minha rua. Já fui taxado de “metido, depois que começou a faculdade”. Na UFRJ, não faço (e nem quero fazer) parte do grupinho dos metidinhos populares da Zona Sul ou Niterói. Até hoje sou confundido com calouros, porque eu me encaixo melhor no grupo dos aplicadinhos-que-não-frequentam-choppadas-e-vêem-a-ECO-como-local-de-estudos.
 
Botafogo/Urca
Penso sobre o quão diferente é minha vida. Vivo em dois lugares completamente iguais, uma cidade um tanto quanto dividida. Tão perto, mas tão longe, ao mesmo tempo. Sinto que, conforme vou evoluindo profissionalmente, o Júlio da ECO vai ganhando mais espaço do que o César de casa. Na realidade, acho que as duas personalidades estão se fundindo em uma só. Agregando o essencial de cada uma.

2 comentários:

  1. Oi Júleeo,
    Que ótimo texto *-* Ficou muito bom mesmo e acho que te explica bem pra todo mundo, hahaha. Agora, a questão é... Na Uplay você é Ecoíno ou Rio das Pedrense? #HMMM
    Parabéns, ameeeei teu perfil :D

    Beijos, Nanda
    www.julguepelacapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Ah, meu Júlio, meu César.
    É essa dicotomia que faz de você... você.
    Bato palmas, de pé, como sempre.

    Um beijo

    ResponderExcluir