domingo, 29 de setembro de 2013

O brilho de uma estrela

A deusa da juventude, da mocidade. Seu trabalho é distribuir o néctar da imortalidade aos outros deuses. Essa é a definição do nome Hebe, segundo a mitologia grega. Após um ano de seu falecimento, a comunicadora Hebe Camargo se mantém eternizada na TV brasileira.

Vinda de uma família humilde, a caçula – que não pôde completar os estudos – se aventurou como cantora na Rádio Tupi, aos 15 anos de idade e, desde então, não parou mais. Sofreu preconceito ao ingressar no rádio e na TV, que na época não eram vistos como “trabalhos dignos”, principalmente para uma mulher.
Convidada por Assis Chateaubriand para cantar o Hino da Televisão na primeira transmissão ao vivo, na TV Tupi, Hebe faltou ao evento, sendo substituída por Lolita Rodrigues, que veio a se tornar sua amiga de longa data. A pioneira faltou por ter achado a letra do hino horrível e de mau gosto, tendo preferido acompanhar seu namorado em um evento. No entanto, sua vida foi dedicada a esse meio de comunicação, cuja inauguração rejeitou.

A rainha da TV passou por muitas emissoras, mas consagrou o status absoluto no SBT. Os selinhos em celebridades, a risada marcante, a energia com que conduzia o programa, o conforto de seu badalado sofá e a coragem para protestar pelo povo tornaram Hebe Camargo um ícone.

Falecida em 29 de setembro do ano passado, devido a uma parada cardíaca ocasionada por complicações do câncer detectado em 2010, a célebre apresentadora já recebeu inúmeras homenagens póstumas. A prefeitura de São Paulo deu seu nome a uma avenida na zona sul da cidade, em 20 de outubro de 2012. O teatro do CEU Paraisópolis foi renomeado para CEU Paraisópolis – Hebe Camargo. Em março deste ano, foi inaugurada a Rede Hebe Camargo de Combate ao Câncer, no estado de São Paulo.

Hoje a animadora é um mito. Homenagens em redes sociais são freqüentes, seja por parte de artistas, ou por parte dos fãs, que fazem, até hoje, campanhas para que o dia mundial do selinho seja comemorado na data de sua morte.

Uma de suas características mais marcantes era a alegria de viver. A positividade da estrela era contagiante e seus convidados eram bem tratados, independente de estarem no auge ou no início da carreira. A madrinha do Teleton era acolhedora, carinhosa e acessível.

Hebe Maria Monteiro de Camargo Ravagnani é atemporal. Seu bom-humor e sua humildade serão eternamente lembrados. Uma mulher que conseguiu crescer e conquistar seu espaço em meio a grandes homens. A deusa da televisão brasileira não só entra na história, como também deixa seu legado nela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário